quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

PNAIC Betim

Estamos iniciando o blog do Pacto Nacional pela "Alfabetização na idade certa" do município de Betim. O objetivo do blog será divulgar, socializar as discussões e reflexões realizadas no encontro do grupo de orientadoras de estudo do município.

Fizemos o primeiro encontro do grupo de professoras orientadoras em 2013 no dia 16 de janeiro.
O próximo encontro de professoras orientadoras acontecerá no dia  23 de janeiro (quarta-feira), no auditório da SEMED (próximo ao CETAP), as 09:00 horas.

5 comentários:

  1. O nosso primeiro encontro foi muito produtivo, criamos um blog e um grupo para mediar as nossas discussões.

    Eunice Aparecida Santos

    ResponderExcluir
  2. Realmente foi muito produtivo e não podemos deixar de agradecer a recepção da Jorlanda, que foi maravilhosa. Nos acolheu carinhosamente na casa dela. Acho que estamos fortalecendo cada vez mais o nosso compromisso com a educação!

    ResponderExcluir
  3. Como ensinar o prazer de ler
    Rubem Alves

    Folha Online

    Não se pode ensinar as delícias do amor com aulas de anatomia e fisiologia dos órgãos sexuais. Se assim fosse, o livro "Cântico dos Cânticos", que está na Bíblia, nunca teria sido escrito. Não se pode ensinar o prazer da leitura com aulas sobre as ciências da linguagem. O conhecimento da gramática e das ciências da interpretação não faz poetas. Noel Rosa sabia disso e cantou: "Samba não se aprende no colégio...".

    Tomei o livro de poemas de Robert Frost e li um dos seus mais famosos poemas. "Os bosques são belos, sombrios, fundos. Mas há muitas milhas a andar e muitas promessas a guardar antes de poder dormir. Sim, antes de poder dormir."

    Li vagarosamente. Porque cada poema tem um andamento que lhe é próprio. Como na música. Se o primeiro movimento da "Sonata ao Luar", de Beethoven, que todos já ouviram e desejam ouvir de novo, "adagio sostenuto", fosse tocado —exatamente as mesmas notas!— como "presto", rapidamente a sua beleza se iria. Ficaria ridículo. Porque o "presto" é incompatível com aquilo que o primeiro movimento está dizendo. O tempo de uma peça musical pertence à sua própria essência.

    Já sugeri que os escritores deveriam imitar os compositores, que, como medida protetora da beleza, colocam, ao início de uma peça, uma informação sobre o tempo em que ela deve ser tocada: grave, andante, "vivace", "maestoso", alegro. Cada texto literário tem também o seu próprio tempo.

    ResponderExcluir
  4. O primeiro encontro foi muito produtivo e agora vamos marcar outros encontros para aprender cada vez mais...

    ResponderExcluir
  5. "No presente é que está o segredo; se você prestar atenção no presente poderá melhorá-lo. E se você melhorar o presente o que acontecer depois será melhor" Paulo Coelho - O Pacto tem como objetivo garantir aos nossos alunos o direito ás aprendizagem. Sendo assim, o nosso grupo quer e vai fazer valer esse direito.

    ResponderExcluir